segunda-feira, 10 de abril de 2017

OS UNICÓRNIOS DA BÍBLIA!



























´´Salmos 22:21 Salva-me da boca do leão; Sim dos chifres dos Unicórnios…tu me respondeste.´´
´´Salmos 29:6 E os faz saltar como um bezerro, O Líbano e o Siriom como um filho de unicórnio´´
Versão King James inglês https://www.bibliaonline.com.br/kjv/sl/22
Algumas traduções  faz referencia a suposta existência de Unicórnios, que teriam sido relatados na Bíblia Sagrada. Esse animal é um ser mitológico que possui a forma de cavalo com um único chifre em espiral e também possui poderes mágicos.
O erro está na tradução para outras línguas. As escrituras originais mencionam nove vezes um animal pelo termo hebraico Re’ém, רֶאֵם (Isaías 34:7; Jó 39:9,10; Números 23:22; 24:8; Deuteronômio 33:17; Salmos 22:21; 29:6; 92:10).
A Bíblia Septuaginta grega trocou o termo Re’ém para “Monokeros” (mono = um | keros = corno ou chifre) dando o sentido de “um só chifre”, ou “unicórnio”.
A Bíblia Vulgata latina frequentemente traduz o termo Re’ém para “Rinoceronte”.
A Bíblia traduzida de Lutero (Luther Bibel 1545) traduz o termo Re’ém para “Einhörner” (Ein = um | horner = chifre) que também significa único chifre, ou Unicórnio.
Visto que este termo é usado amplamente nas Escrituras do chamado Velho Testamento com referência a um Touro selvagem que era muito comum nos dias do antigo Israel. O Salmo 22:21 usa a palavra re´em que é usada pelos judeus com referência ao touro selvagem e não a um animal mitológico de um só chifre. A Vulgata Latina ( Uma tradução da Bíblia para o Latim) produzida no 4º século, começou com perpetuar um erro ao verter erroneamente a palavra hebraica encontrada na Bíblia por “unicórnio”.
A palavra hebraica representada na King James Version por “unicórnio” é re’em, o que, sem dúvida, refere-se ao boi selvagem (urus ou auroques), ancestrais dos animais domesticados de hoje. O re’em ainda floresceu nos primeiros tempos históricos e alguns existiam nos tempos modernos, embora esteja agora extinto. Era uma criatura perigosa de grande força e semelhante em forma e temperamento com os búfalos asiáticos.
Salmos 29:6 Ele os faz saltar como um bezerro; ao Líbano e Siriom, como filhotes de bois selvagens. Versão Almeida foto-11 - Copia
Essa especie de Boi media dois metros de altura, pesava quase uma tonelada e tinha chifres de 1,40 metro de comprimento, foi declarada extinta em 1627, quando a última fêmea morreu nas florestas da Polônia.
Unicórnio vem da palavra hebraica re´em (רֶאֵם ‎‎), (Único Corno, único chifre).
Se está escrito, é porque existe, ou existiu.
Existe uma linha teológica que chega a ser mencionado o animal “RE’EM”, mas nunca foi achado um esqueleto que seja deste animal que seria um boi enorme cheio de carne, com único chifre. O que existe são várias figuras pintadas sobre ele.
Neste caso ficaremos como a hipótese que o tal do Unicórnio, não seja o cavalo mitológico com um chifre no meio da testa e sim o Rinoceronte.
As versões brasileiras mais recentes como a João Ferreira de Almeida já estão “consertando o problema”, trocando o termo Unicórnio por “Boi selvagem” ou “Búfalo”,  “Auroque”, ou Rinoceronte.
10691417684_7186bb86d5_b - CopiaRinoceronte Indiano possuem um único chifre
De fato não há como se saber ao certo que tipo de animal era esse algumas outras posibilidades nos remete a ideia de quem sabe se trate de um ELASMOTHERIUM
Elasmotherium
Elasmotherium_infobox -

HISTÓRIA E LENDAS

Apesar de provavelmente ter sido extinto na pré-história, de acordo com a enciclopédia sueca Nordisk familjebok, publicada de 1876 a 1957, e com o cientistaWilly Ley, o animal pode ter sobrevivido o suficiente para ser lembrado em mitos do povo Russo ou Hebreu como um touro com um único chifre na testa.
Acredita-se que o Elasmotherium deu origem ao mito moderno do Unicórnio, como descrito por testemunhas na China e Pérsia.
Ahmad ibn Fadlan, viajante muçulmano cujos escritos são considerados uma fonte confiável, diz ter passado por locais onde homens caçavam o animal. Fadlan, inclusive, afirma ter visto potes feitos com chifres do unicórnio.
Em 1663, perto de uma caverna na Alemanha, foi encontrado o esqueleto de um animal que, especulava-se, seria um unicórnio. As ossadas encontradas na Alemanha eram possivelmente de mamute com outros animais, montados por humanos de forma equivocada.
A caveira estava intacta e com um chifre único no meio, preso com firmeza. Cerca de 100 anos depois, uma ossada semelhante foi encontrada perto da mesma caverna. Os dois esqueletos foram analisados por Gottfried Leibniz, sábio da época, que declarou que (a partir das evidências encontradas) passara a acreditar na existência de unicórnios.
Fontes:  www.raciociniocristao.com.br/2015/08/a-biblia-fala-de-unicornios
https://pt.wikipedia.org/wiki/Elasmotherium_sibiricum
https://noticiasbiblia.wordpress.com/2016/02/05/os-unicornios-da-biblia/

Fatimalis e Maryah Lis

Nenhum comentário:

Postar um comentário