sábado, 1 de setembro de 2012

HOMENAGEM AO AMOR

EXPOFLORA 2012


EXPOFLORA 2012


31ª edição da EXPOFLORA, será realizada de 30 de Agosto a 23 de setembro de 2012, de quinta a domingo – Inclusive no feriado de 07 de setembro, das 9 às 19 horas em HOLAMBRA-SP.

ATRAÇÕES:

Exposição de Arranjos Florais – 250 mil hastes de flores e plantas utilizadas na exposição de flores que promete emocionar e encantar todos os visitantes. Uma rara visão da arte em arranjos florais preparados por uma grande equipe que trabalha o ano todo para surpreendê-lo, este ano novamente com a da Rosa Multicolorida.

8ª Mostra de Paisagismo Minha Casa & Meu Jardim – Diversos e belos ambientes apresentados por paisagistas e decoradores, para que você possa adquirir reproduzi-los em sua casa.

Passeio Turístico – Conheça a história, a arquitetura e os famosos campos de flores dessa cidade que mantém as características de sua colonização holandesa. A visita inclui uma parada no maior Moinho Típico Holandês da América Latina. O total de percurso de 20 km em estrada asfaltada e com duração aproximada de 50 minutos.

Chuva de Pétalas – Diariamente às 17h, um espetáculo no qual são utilizados 150 quilos de pétalas, equivalente a 18 mil botões de rosas, por apresentação, despetalados um a um, onde você terá a oportunidade de realizar seus desejos, pegando uma pétala ainda no ar.

Garden Center – São mais de 3.300 m2 para você escolher entre mais de 200 espécies e 2 mil variedades de flores e plantas produzidas em Holambra para decorar e alegrar a sua casa.

Compras – Souvernis holandeses, que você só encontra em Holambra, artesanatos, moda, decoração e produtos exclusivos com a marca Expoflora: opções para presentear e levar um pedacinho da Holambra para sua casa.

Culinária Holandesa e Brasileira – Os confeiteiros e chefs holandeses criam sempre novas receitas para atrair os turistas pelo paladar. São duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e 6 restaurantes, de refeições rápidas à culinária internacional.

E ainda – Mini Sítio, Museu Histórico, Parque de Diversões e muito, muito mais...

EXPOCRISTÃ 2012





  • Data e local


    • Localizado junto a duas das principais vias expressas de Săo Paulo: Marginal Tietê (acesso às estradas e zonas leste/oeste) e Av. Santos Dumont (acesso ao centro e zona sul).
    • Facilidade de acesso aos aeroportos de Guarulhos (internacional/nacional) e Congonhas (nacional e ponte aérea RJ).
    • Ao lado do Campo de Marte – heliporto e aeroporto para aeronaves particulares - maior segurança para autoridades e executivos.
    • Próximo ao Terminal Rodoviário Tietê (interestadual/internacional) e à estaçăo Tietê do metrô. Linha de ônibus 278A (Ceasa - Penha) e pontos de táxi nesse Terminal.







Encontro Nacional Gourmet


Encontro


O Encontro Nacional Gourmet surgiu não propriamente de uma ideia, mas de uma vontade de um grupo de blogueiros de gastronomia de interagir com seus colegas além dos limites das telas de seus computadores.
O Encontro acontecerá em São Paulo no dia 29 de Setembro de 2012 e reunirá blogueiros de gastronomia e afins de todo o brasil. Um delicioso encontro social aproximando os Foodbloggers e o mundo da gastronomia. Será um dia com palestras, workshops e degustações onde os blogueiros poderão se conhecer e interagir. Saber das novidades no mercado da Gastronomia e das mais diversas marcas.
O Encontro será no maravilhoso Nacional Club no bairro do Pacaembu em São Paulo – SP


Para quem vai ao encontro

Bolachas e biscoitos internacionais


ARGENTINA 

Colaciones, um biscoito argentino.


Não satisfeitos em consumir o doce de leite nacional como se fosse manteiga, os argentinos ainda usam esse néctar precioso em várias de suas sobremesas. Em praticamente todas.  As colaciones são biscoitos típicos de Córdoba, província vizinha à de Buenos Aire. A casquinha de sequilho das colaciones guarda um naco de doce de leite e - para adoçar a vida - tudo é coberto com glacê de açúcar. É doce, é felicidade em forma de biscoito argentino.

Quando se fala em gastronomia argentina é quase certo vir à mente um pedaço de carne alto e suculento, tal qual o idolatrado bife de chorizo. Os alfajores e pães doces nas cafeterias, confeitarias, padarias e outras "rias". Quase sempre tudo besuntado de doce de leite, coisa que os argentinos sabem produzir.

Colaciones (biscoito argentino)
(Rende cerca de 12 biscoitos)

1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de amido de milho (maisena)
1 colher de café de fermento químico para bolo
2 gemas
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de cachaça
1/2 colher de sopa de água
Cerca de 100 g de doce de leite

Glacê
3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de água quente

Peneire a farinha de trigo, o amido de milho e o fermento dentro de um recipiente, misture. Faça um buraco no centro dos ingredientes secos e coloque as gemas, o açúcar, a cachaça e a água. Vá levando os ingredientes secos para o centro - com colher ou com as mãos - e misture tudo muito bem, até formar uma massa homogênea. Se ficar muito grudenta (como a minha ficou), coloque mais um pouco de farinha de trigo. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por 30 min. Após esse tempo, abra a massa em superfície enfarinhada, com rolo também enfarinhado (tudo bastante enfarinhado, pois a massa é grudentinha), e corte círculos de cerca de 5 cm de diâmetro. Os meus foram um pouco menores, pois usei um copinho para cortar. Com as duas mãos, estique cada círculo de massa, fazendo pressão no centro, para que fique ovalado e com o centro mais fino. Coloque os discos em uma assadeira untada com manteiga, fure cada um com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 200° C, até dourar (aqui foram uns 15 min). Depois de assados e frios, coloque uma colherzinha de doce de leite em cima de cada biscoito e alise.
Glacê: junte o açúcar e a água e misture até formar uma pastinha.
Montagem: regue cada biscoito coberto de doce de leite com o glacê. Deixe escorrer o excesso e secar, de preferência em uma grade.

Aviso a quem é sensível a cheiro de ovo: mesmo peneirando as gemas, como é muita gema para pouca massa, fica um cheiro de leve. Fiz meia receita, que rendeu pouco. Usei doce de leite argentino, que é mais escuro e encorpado, mas pode usar o doce de leite que quiser, contanto que seja firme.
-----------------------------------------------------------
A receita original das colaciones foi retirada do livro Cocina Argentina - Tradicional y Creativa (Pía Fendrik, editora V&R). 



HOLANDA

A culinária Holandesa é uma mistura de outras cozinhas do mundo com um toque de ingredientes holandeses, as principais influências são das cozinhas da Alemanha e da Indonésia. Produtos locais são muito usados nas receitas, como produtos lácteos, cereais, carnes, legumes e frutas, peixe e batatas são essenciais na gastronomia do país.

Stroopwafel
Stroopwafel
Stroopwafel
Um tipo de “Wafel”(tipo de biscoito) Holandês servido com Syrup (Caldo doce e melado)



A história e receita do stroopwafel



Stroopwafel, é a receita de biscoito mais antiga da Holanda, ela existe há vários séculos. É uma guloseima holandesa tradicional e, em geral, consumida pela manhã acompanhando café ou chá. O waffle de caramelo ou melado (stroopwafel), ainda é fabricado de maneira artesanal, nas feiras abertas, usando chapa de ferro à gás. Enquanto o cheiro exala pela feira, os fregueses se amontoam para adquirir uma porção fresquinha recém saída da chapa quente.

O stroopwafel tradicional é feito com uma bolacha fina de waffle cortada ao meio e recheada com um caramelo muito especial. A melhor maneira de saboreá-lo é à temperatura ambiente ou levemente aquecido no forno de microondas ou na borda da xícara de chá ou café quente.

A receita de stroopwafel é guardada como segredo e só é passada de pai pra filho, geração após geração. As melhores receitas são dificílimas de serem descobertas.

A receita começou por um padeiro da cidade de Gouda em 1784 que fazia waffles de farelos e os recheava com melado de caramelo. Na verdade, o stropwafel era o produto feito de restos, portanto era um biscoito muito popular entre os pobres.  Nessa época o biscoito era conhecido apenas em Gouda. Atualmente, cada padaria de Gouda tem sua própria receita. Dizem que cada holandês come aproximadamente 20 stroopwafels por ano.


Receita de stroopwafel -


Ingredientes para fazer os waffles:

250 gramas de farinha de trigo
125 gramas de manteiga derretida
75 gramas de açúcar cristal
1 ovo grande
25 gramas de fermento seco para pão (gist)
1 colher de sopa de água morna salgada

Ingredientes para o recheio de caramelo:

200 gramas de melado de cana
125 gramas de açucar mascavo
100 gramas de manteiga derretida
1 colher de chá de canela em pó

Modo de fazer os waffles:
Dissolva o fermento seco na água morna salgada.
Misture na farinha de trigo a manteiga, o açúcar, o ovo e por fim o fermento dissolvido. Misture bem todos os ingredientes e deixe descansar de 30 a 60 minutos. Enrole a massa e depois corte as bolinhas.
Coloque as bolinhas em uma grelha própria para fazer waffles com temperatura bem alta e feche a grelha. Deixe assar por uns 30 segundos. Abra a grelha para retirar o waffle e corte-o ao meio em duas fatias fininhas que deverão receber o recheio de caramelo.

Modo de fazer o recheio:

Derreta o açúcar mascavo na panela, coloque a manteiga, a canela em pó e o melado mexa bem até dar um ponto de calda mais encorpada.
Passo-a-passo para fazer stroopwafel:

depois de deixar a massa descansar corte as bolinhas

Coloque a bolinha da massa na grelha de fazer waffle com temperatura bem alta

Retire o waffle da grelha com cuidado

Se quiser, recorte-o com a forma redonda para deixá-lo bem aparadinho

Corte-o ao meio

Coloque o recheio de caramelo na parte interna da fatia

Cubra-o com a outra metade da fatia e está pronto!
Fotos: Daelmans Banke




ALEMANHA


Mehltoss (bolacha de farinha)

seis ovos,
30 colheres de açúcar
uma xícara de leite bem quente,
uma xícara de nata,
duas colheres de manteiga,
40 gramas de sal amoníaco (uma peculiaridade das bolachas do interior do RS)
farinha o quanto baste
Dissolver o sal amoníaco no leite quente e misturar todos os ingredientes, sovar e estender a massa, para recortá-la. Assar as bolachinhas, para depois decorá-las a gosto.


Prevenção com ácido fólico na gravidez é rara e incorreta no Brasil

01 de Setembro de 2012

Prevenção com ácido fólico na gravidez é rara e incorreta no Brasil

Fonte: Folha


Uma medida simples para evitar malformações em bebês ainda é pouco adotada pelas brasileiras e será tema de campanha nacional com lançamento marcado para hoje em São Paulo.
Um levantamento com 500 mulheres realizado pelo médico Eduardo Borges da Fonseca, professor de obstetrícia da Universidade Federal da Paraíba, mostra que só 13,8% tomaram suplemento de ácido fólico antes de engravidar.
O uso dessa vitamina ao menos 30 dias antes do início da gestação, continuando até o terceiro mês, reduz em cerca de 75% a ocorrência dos defeitos de fechamento do tubo neural (a região do embrião que vai dar origem ao sistema nervoso central).
Hoje, 1 em 1.000 crianças nasce com algum desses problemas no país. Os mais comuns são espinha bífida (exposição dos nervos da medula espinhal) e anencefalia.
A anencefalia leva à morte do bebê. No caso da espinha bífida, a gravidade varia conforme a posição da lesão e a extensão. Algumas crianças não precisam de tratamento e outras podem ser submetidas a cirurgia logo após o parto. Mas muitas, mesmo após a operação, sofrem sequelas, como paralisia e dificuldades de aprendizagem.
No estudo, feito em João Pessoa, a maioria das que usaram o ácido fólico o fez de forma incorreta, muitas vezes com doses maiores dos que as ideais (de 400 microgramas por dia). Estudos com animais apontam que a suplementação em excesso pode levar a bebês com baixo peso.
Cerca de metade da amostra era de mulheres atendidas pelo SUS e a outra metade, de clínicas particulares. "Não houve diferença entre os grupos", afirma Fonseca, que é presidente da comissão de medicina fetal da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).
"Os números que nós encontramos são muito semelhantes aos de um estudo feito em Pelotas (RS) há seis anos. A situação não melhorou desde então."
O fechamento do tubo neural acontece entre a segunda e a quarta semana de gravidez. No Brasil, segundo pesquisa da Fiocruz com 22 mil mulheres, 55% das gestações não são planejadas.
"Em geral, a mulher só chega ao médico de dois a três meses depois do início da gravidez, o que já é uma fase tardia para o início da suplementação", afirma o médico.
Por isso, um dos focos da campanha da Febrasgo é estimular médicos a informar as mulheres sobre a importância do suplemento durante as consultas anuais.
A fortificação de farinhas de trigo e de milho com ácido fólico, obrigatória no Brasil desde 2004, consegue reduzir em 39% a ocorrência das malformações.
"Mas essa medida não atinge a todas. Muitas mulheres hoje adotam dietas da proteína, com baixa ingestão de carboidrato. Por isso é melhor usar as duas formas de prevenção: a alimentação fortificada e a suplementação."
  Editoria de arte/folhapress  

Quando tudo estiver dando errado...